Ciência e sociedade

FBI emite aviso alegando que hackers da Coreia do Norte estão de olho em criptomoedas

Autoridades dos EUA afirmam que táticas de hackear têm sido usadas "por um grupo de ameaças avançadas persistentes patrocinado pelo Estado norte-coreano desde pelo menos 2020".
Sputnik
O FBI, com a Agência de Cibersegurança e Infraestrutura de Segurança (CISA, na sigla em inglês) e o Departamento de Tesouro, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (18) avisando sobre ameaças cibernéticas "maliciosas" de Pyongyang. De acordo com o documento, os hackers norte-coreanos estão tentando "gerar e lavar fundos" para seu Estado.

"O governo americano tem monitorado os atores cibernéticos norte-coreanos visando uma variedade das organizações na indústria de tecnologia blockchain e criptomoedas, inclusive intercâmbios de criptomoedas, protocolos de financiamento descentralizado (DeFi), videogames play-to-earn (joga para ganhar) criptomoeda, empresas de negociação de criptomoedas, fundos de capital de risco que investem em criptomoeda e titulares individuais de grandes quantidades de criptomoedas ou tokens não fungíveis valiosos (NFT)", constata o trecho.

As autoridades observaram que os hackers usam plataformas de comunicação para "incentivar os indivíduos a baixar aplicativos de criptomoedas trojanizadas e, assim, permitir transações blockchain fraudulentas".
O aviso enumera vários grupos norte-coreanos como ameaça avançada persistente, incluindo Lazarus Group, APT38, Bluenoroff e Stardust Chollima.
As autoridades abordaram as questões de segurança cibernética após uma série de ataques de hackers, que culminaram em um grande roubo de criptomoedas no início deste ano. Recentemente, o Grupo Lazarus foi culpado pelo roubo de US$ 620 milhões (R$ 2,88 bilhões).
Comentar