Inteligência artificial será futuro para novos helicópteros de combate, diz especialista chinês

Um designer de helicópteros chinês afirmou que em dez anos aeronaves de combate com inteligência artificial serão a norma.
Sputnik
De acordo com reportagem do Global Times, os novos helicópteros chineses estão mostrando um pouco do que será o futuro para os Exércitos de todo o mundo. Durante uma conferência, divulgada pelo Global Times, o designer de helicóptero militar chinês, Wu Ximing, disse apostar em aeronaves de alta velocidade e com maior influência de inteligência artificial.
Fabricantes de helicópteros da China realizaram voos de teste para pelo menos dois tipos de helicópteros com designs inovadores: um é uma aeronave de decolagem e pouso vertical multirrotor de asa mista, o outro é um protótipo com um design completamente diferente, focado em alcançar maiores velocidades e melhor capacidade furtiva.
Novo helicóptero militar da China com design inovador faz 1º voo
A inteligência artificial estará apta a substituir alavancas analógicas de controle por telas digitais com comando de voz, capazes de sugerir rotas complexas e até tomar decisões de maneira independente.

"Tecnologias inteligentes reduzirão muito a carga de trabalho do piloto ao conduzir um helicóptero'', afirmou Wu.

Missões complexas poderão ser coordenadas por inteligência artificial, administrando várias aeronaves automáticas de maneira simultânea.
De acordo com o especialista, a nova tecnologia deverá ser a norma em até dez anos, levando em consideração o rápido desenvolvimento de tecnologias de comunicação como o 5G e o 6G, que possibilitam rápido contato com bases de controle em terra.
Wu também deixou claro que embora essas mudanças devem chegar primeiro aos helicópteros, todas aeronaves serão impactadas por estes tipos de avanços tecnológicos.
Tripulação do helicóptero de assalto chinês Z-10 na base aérea russa de Shagol durante as manobras Mirnaya Missiya 2018
Atualmente, o principal helicóptero de combate do Exército de Libertação Popular (ELP), o Z-10, foi desenhado pelo engenheiro Wu Ximing.
Comentar