Panorama internacional

Rússia vai reiniciar seu programa lunar, diz Vladimir Putin

Nesta terça-feira, 12 de abril, o presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou os cidadãos pelo Dia do Cosmonauta, dizendo que o país deve estar orgulhoso pelas conquistas no espaço, deve ter esperança do futuro e que a Rússia alcançará todos os objetivos que colocou.
Sputnik
O mandatário chegou ao cosmódromo Vostochny, região de Amur, Extremo Oriente da Rússia, junto com seu homólogo belarusso, Aleksandr Lukashenko, tendo os dois chefes de Estado acompanhado o desenvolvimento das obras nas instalações a bordo de um helicóptero.
O chefe de Estado constatou que o cosmódromo Vostochny é "uma instalação colossal" com boas perspectivas de desenvolvimento, e sublinhou que é necessário criar rapidamente equipamentos sociais na área.
Durante a visita, Vladimir Putin prometeu que a Rússia vai reiniciar o programa lunar, acrescentando ainda que o país, com as tecnologias que possui, será capaz de desenvolver o programa espacial mesmo estando sob sanções.
"No passado, a Rússia ganhou a dura corrida pela liderança no espaço e essa geração nos deixou exemplos de vontade e camaradagem", afirmou o líder russo.
Putin anunciou que a Rússia e Belarus vão em conjunto construir a infraestrutura no setor espacial e pediu que a corporação espacial russa Roscosmos assegure o treinamento e realização de um voo de um representante belarusso. Prometeu ainda que será ampliado o potencial qualitativo e quantitativo da constelação de satélites.
"Em conjunto com Minsk, vamos fazer veículos espaciais de alta tecnologia", afirmou.
O Dia do Cosmonauta é um feriado celebrado principalmente na Rússia para comemorar o primeiro homem a viajar no espaço. Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial tripulado, completando uma volta na órbita da Terra.
O presidente Putin disse que se lembra desse dia e que, mesmo sendo criança sem entender completamente o evento, percebia que aconteceu algo grandioso.

Ele comparou o voo de Gagarin com o Dia da Vitória Soviética: "O país e todo o mundo se regozijaram, e estou certo de que vamos ter acontecimentos semelhantes", concluiu.

Comentar