Panorama internacional

EUA usam 'ameaça chinesa' como pretexto para expandir seu próprio arsenal nuclear, diz mídia

De acordo com a mídia chinesa, os militares norte-americanos seguem encontrando pretextos para expandir não apenas sua indústria de Defesa mas também seus armamentos nucleares em torno do mundo.
Sputnik
Políticos e mídia norte-americana estão elevando a campanha contra a expansão do armamento nuclear chinês, usada como pretexto pelo governo Biden para expandir o arsenal nuclear americano, a fim de combater a suposta "ameaça chinesa", destacou o jornal Global Times.
No dia 5 de abril, o Comando Estratégico dos EUA assegurou que Pequim conta com uma "sólida capacidade de mísseis balísticos" que permitiria lançar um ataque capaz de alcançar os Estados Unidos.
Panorama internacional
EUA e Índia anunciam cooperação militar enquanto China quer liderança no Indo-Pacífico, diz oficial
Na ocasião, Charles Richard, chefe do Comando Estratégico dos EUA, expressou sua preocupação com a "impressionante expansão" do arsenal nuclear da China e seus avanços no campo dos sistemas hipersônicos, informou a Bloomberg.
Por sua vez, o especialista militar Zhang Junshe, citado pelo jornal chinês, afirmou que isso não passa de mera especulação e pretexto para os EUA expandirem seu próprio arsenal.
"Frequentemente, os EUA criam e exacerbam as tensões para terem pretexto de expandir seu próprio arsenal nuclear, embora a tríade nuclear americana ultrapasse a China em quantidade e qualidade", concluiu o especialista.
Comentar