Panorama internacional

Coreia do Norte critica 'senilidade' de Biden e diz que sanções dos EUA sairão pela culatra

A agência norte-coreana KCNA acusou Washington de ser a "parte culpada entrando com processo primeira", citando os casos de Afeganistão, Iraque e Iugoslávia.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, tem "senilidade" e "um problema na sua faculdade intelectual", declarou no sábado (9) a agência norte-coreana KCNA.
A KCNA prevê que as sanções dos EUA à Rússia em meio à operação militar especial na Ucrânia sairão pela culatra, com Washington saindo como o "perdedor final" na arena mundial.
Panorama internacional
Coreia do Norte nega 'submissão e obediência cega' aos EUA e faz alerta 'sombrio'
Segundo a mídia norte-coreana, as acusações de crimes de guerra norte-americanas contra Moscou, como no caso de Bucha, visam difamar a Rússia e "conseguir o colapso de seu regime".
"Isso lembra uma 'parte culpada entrando com processo [judicial] primeira'", comentou, citando o assassinato "sem piedade" de "milhões de civis inocentes" pelos EUA no Afeganistão, Iraque e Iugoslávia.
A KCNA também condenou o fato de Joe Biden, presidente norte-americano, ter chamado seu homólogo russo Vladimir Putin de "criminoso de guerra" e de "ditador assassino", o que qualificou como "insulto a outra nação e uma clara violação de soberania".
"Tais observações imprudentes só podem ser feitas pelos descendentes de ianques, mestres na agressão e na criação de complôs."
"Talvez o problema tenha sido causado por ele ler um guião que seus assistentes prepararam de antemão. Senão, a conclusão pode ser que há um problema na sua faculdade intelectual e que suas declarações descuidadas são apenas uma demonstração de imprudência de um homem velho na sua senilidade", afirmou a mídia.
Comentar