Panorama internacional

Defesa da Rússia: ataque ucraniano a Kramatorsk visou usar moradores como escudos humanos

As forças ucranianas atacaram o terminal ferroviário de Kramatorsk usando o sistema de mísseis balísticos Tochka-U a 45 quilômetros de distância, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
As forças ucranianas usaram um sistema de mísseis balísticos Tochka-U para atacar Kramatorsk. O míssil foi disparado da área do povoado de Dobropolie, a 45 quilômetros de distância, declarou na sexta-feira (8) o Ministério da Defesa da Rússia.

"Segundo os dados verificados, o ataque à estação ferroviária de Kramatorsk foi realizado por uma divisão de mísseis das Forças Armadas ucranianas da área da localidade de Dobropolie, 45 quilômetros a sudoeste da cidade", comunicou o ministério.

O representante do ministério acrescentou que "o objetivo do ataque do regime de Kiev contra a estação ferroviária de Kramatorsk era interromper a saída em massa dos moradores da cidade, a fim de usá-los como 'escudo humano' para defender suas posições".
Panorama internacional
RPD: cerca de 30 pessoas morreram após provocação de militares ucranianos na cidade de Kramatorsk
O Ministério da Defesa também apontou que "o regime de Kiev divulgou nas redes sociais fotos de mísseis balísticos Tochka-U que participaram do exercício russo-belarruso Firmeza Aliada, em fevereiro de 2022", para acusar a Rússia de ter realizado o ataque.
"Chamamos a atenção para o fato de que em todas as fotos publicadas por Kiev não são exibidos sistemas balísticos russos. Os mísseis táticos Tochka-U, cujos destroços foram encontrados perto da estação ferroviária de Kramatorsk, são usados apenas pelas Forças Armadas ucranianas", sublinhou.
Como relatou a Milícia Popular da República de Donetsk, as autoridades ucranianas primeiro anunciaram a evacuação das cidades de Kramatorsk e Slavyansk, e depois atiraram com dois mísseis Tochka-U, preenchidos com cassetes, contra a estação ferroviária de Kramatorsk, matando cerca de 30 pessoas e ferindo mais de 100 outras.
Comentar