Notícias do Brasil

Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 32%, aponta pesquisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na corrida presidencial em todos os cenários de primeiro turno, segundo projetou o Instituto Paraná Pesquisas em levantamento divulgado nesta quarta-feira (5).
Sputnik
Na pesquisa estimulada (quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados), o petista tem 40,1% das intenções de voto.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 32,7%.
Notícias do Brasil
Lula afirma que bloqueio contra Rússia 'é arma de guerra tão poderosa quanto bomba atômica'
Em um possível segundo turno entre os dois, Lula seria o vencedor segundo a projeção.
As entrevistas foram feitas considerando o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) dentro da disputa. Em terceiro lugar nas intenções, ele ganhou 7,1% de respostas dos consultados.
Na semana passada, Moro trocou de partido e chegou a anunciar que não concorreria à Presidência da República. No entanto, ele próprio voltou atrás no dia seguinte.
Notícias do Brasil
Lula: 'Papel dos militares não é puxar saco do Bolsonaro'
Uma ala do União Brasil, seu novo partido, chegou a formular um pedido de impugnação da sua filiação, mas voltou atrás após negociações do presidente da sigla, Luciano Bivar, que posteriormente sinalizou que uma eventual candidatura do ex-juiz ocorreria regionalmente pelo estado de São Paulo.
Tecnicamente empatado com Moro, Ciro Gomes (PDT) aparece em quarto lugar, com 5,2% das intenções.
Em seguida vêm João Doria (PSDB), com 2,3%; André Janones (Avante), com 1,1%; Simone Tebet (MDB), que tem 0,6%; e Luiz Felipe D'Ávila (Novo), que soma 0,1% — todos tecnicamente empatados quando considerada a margem de erro percentual para mais ou para menos.
Notícias do Brasil
Escuta revela que Planalto teria oferecido cargos pela morte de ex-PM ligado ao clã Bolsonaro

Pesquisa Ipespe

Mais cedo, outro levantamento projetou os cenários da disputa presidencial. Encomendada pela XP Investimentos, a pesquisa Ipespe tirou Sergio Moro da corrida — o que conferiu um aumento de quatro pontos percentuais a Jair Bolsonaro.
Ainda assim, o ex-presidente Lula aparece como líder nas intenções de voto, com 44% do total na pesquisa estimulada. Bolsonaro, por sua vez, detém 30%.
Ciro Gomes aparece em terceiro nesse cenário, com 9% das intenções. Há empate técnico entre ele e João Doria, que vem logo depois, com 3%.
Lula, entretanto, ganha de todos os candidatos nos cenários de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista acumula 53% das intenções, enquanto o atual presidente tem 33% das respostas.
Comentar