Panorama internacional

Nações da OTAN e da Ásia respondem ao 'desafio à segurança' da China

De acordo com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, a China representa um "desafio sistêmico à segurança".
Sputnik
A OTAN planeja aprofundar sua cooperação com parceiros na Ásia como resposta a um crescente "desafio de segurança" vindo da China, que se recusa a condenar a operação especial militar da Rússia na Ucrânia, disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (5).
Stoltenberg anunciou que o bloco vai receber ministros das Relações Exteriores dos Estados-membros, bem como da Finlândia, Suécia, Geórgia e da União Europeia (UE). No entanto, ele também observou que os parceiros da Ásia-Pacífico da OTAN, como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coréia do Sul, também foram convidados, afirmando que a atual crise de segurança tem "implicações globais".
Os ministros vão discutir novos conceitos estratégicos para explicar o conflito na Ucrânia, mas também vão abordar pela primeira vez a questão da "crescente influência e políticas coercitivas da China no cenário global que representam um desafio sistêmico à nossa segurança e às nossas democracias".

"Vemos que a China não está disposta a condenar a agressão da Rússia e se juntou a Moscou para questionar o direito das nações de escolher seu próprio caminho", disse Stoltenberg.

Panorama internacional
OTAN deveria ter sido dissolvida em 1991 após fim da União Soviética, diz MRE chinês
Ele expressou esperança de que a OTAN seja capaz de aprofundar sua cooperação com seus parceiros da Ásia-Pacífico em áreas como "controle de armas, tecnologia híbrida e cibernética".
Desde o início da operação especial militar da Rússia na Ucrânia, Pequim evitou tomar uma posição particular sobre o assunto, pedindo uma solução pacífica para o conflito, mas recusando-se a condenar as ações de Moscou ou aderir às amplas sanções econômicas impostas à Rússia por países como os EUA, Canadá, Reino Unido, UE, Japão, Austrália e outras nações.
Nas últimas semanas, os EUA têm pressionado cada vez mais a China a "escolher um lado", com Joe Biden alertando Pequim sobre possíveis "consequências" e "custos" caso a China opte por apoiar a Rússia, quer seja militarmente, quer seja ajudando a contornar as sanções internacionais.
Com o objetivo de encerrar o conflito, ainda no mês de março, a Rússia exigiu que a Ucrânia se declare oficialmente um país neutro que nunca venha a se juntar ao bloco militar da OTAN.
Comentar