Panorama internacional

França anuncia expulsão de 35 diplomatas russos: 'Contra nossos interesses de segurança'

A França anunciou, nesta segunda-feira (4), que expulsará 35 diplomatas russos como parte de uma ação conjunta europeia de retaliação a Moscou.
Sputnik
"A França decidiu esta noite expulsar vários funcionários russos com status diplomático alocados na França cujas atividades são contra nossos interesses de segurança", disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado, conforme noticiado pela agência francesa AFP.
Uma fonte da agência no ministério, que pediu para não ser identificada, confirmou que a decisão mira 35 diplomatas.
"Esta ação faz parte de uma abordagem europeia. Nossa primeira responsabilidade é sempre garantir a segurança dos franceses e europeus", disse o ministério na nota.
Presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), e presidente francês, Emmanuel Macron, durante conversações em Moscou.
Mais cedo, nesta segunda-feira (4), a Alemanha declarou 40 diplomatas russos personae non gratae alegando que o conflito na Ucrânia ganhou "proporções impensáveis".
As ações ocorrem um dia após Kiev anunciar um suposto "massacre" promovido por forças russas na cidade de Bucha, a 25 km da capital, no último domingo (3).
Moscou rejeitou a acusação e denunciou as inconsistências da versão ucraniana sobre a situação na cidade.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, definiu o relato ucraniano em torno de Bucha como "fake news".
Mesmo diante das suspeitas de encenação das forças ucranianas em Bucha, os países europeus não recuaram.
Panorama internacional
Rússia restabelecerá voos comerciais com 52 países, incluindo Brasil
Comentar