Ciência e sociedade

Agricultor francês encontra moeda rara de 1.200 anos cunhada com rosto Carlos Magno (FOTOS)

Segundo pesquisadores, o rosto na moeda confirma que Carlos Magno tinha um pescoço curto.
Sputnik
Uma rara moeda de prata de 1.200 anos com o rosto de Carlos Magno – um dos únicos retratos conhecidos feitos do imperador durante sua vida – foi recentemente descoberta e percorreu um caminho tortuoso de uma fazenda na França até o acervo de um museu na Alemanha.
De acordo com a Live Science, um homem na França resolveu vender a coleção de moedas antigas que herdou de seu avô, um fazendeiro da região de Paris, para financiar a construção de uma casa. Depois de examinar a coleção, o homem descobriu a moeda de Carlos Magno, conhecida como denário, e a colocou em leilão no eBay.
Foi então que a equipe do Route Charlemagne, um grupo de museus municipais de Aachen, na Alemanha, identificou a raridade e decidiu entrar com uma oferta. Para seu alívio, eles receberam a moeda representando Carlos Magno e seu título imperial: IMP(erator) AVG(ustus), uma referência ao imperador Augusto, o primeiro imperador romano e um título usado por muitos imperadores do Império Romano, a quem Carlos Magno foi tentando imitar.
Esta rara moeda de prata mostra um retrato de Carlos Magno, cunhada durante sua vida
"Não foi tão caro assim. Estamos muito satisfeitos", disse o diretor do Route Charlemagne, Frank Pohle.
Carlos Magno foi rei dos francos e se tornou o primeiro governante a unir a Europa Ocidental e Central após a queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., governando de 768 a 814 d.C. Devido ao seu poder político, poder militar e estreita relação com o Vaticano, Carlos Magno foi coroado imperador dos romanos no dia de Natal em 800 d.C.
"[Na moeda] ele tem os louros em seu chapéu, o que é bastante incomum para reis francos. Ele está usando um traje como um general romano", disse Pohle. O pesquisador destacou ainda que "esse tipo de moeda é uma boa cópia do que os imperadores romanos fizeram em seu tempo [...] para usar o dinheiro como parte de seus próprios propósitos de marketing".
O verso da moeda apresenta uma mistura entre um templo romano e uma igreja
Existem apenas cerca de 50 denários individuais com o retrato de Carlos Magno criados enquanto ainda era vivo. Em seu verso há um edifício que tem uma cruz cristã e parece uma mistura entre um templo romano e uma igreja.
Especialistas do museu determinaram que a moeda de 1,5 grama e 1,9 centímetro de diâmetro provavelmente foi cunhada em Aachen devido à importância da cidade, pois foi onde Carlos Magno nasceu e morreu mais tarde, e poderia valer entre 12 e 20 denários, o suficiente para comprar uma vaca. Mas a data de sua cunhagem não é clara. Depois de ser coroado imperador romano, ele não usou imediatamente o título "Imperador Augusto" encontrado na moeda.
Comentar