Panorama internacional

MRE chinês zomba em charge dos apelos de Washington para tomar partido

O representante da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, publicou no sábado (2) uma charge no Twitter que zomba dos pedidos dos Estados Unidos para tomar o partido de alguém.
Sputnik
Na charge postada na conta oficial do alto diplomata no Twitter, uma mão pintada de cores da bandeira norte-americana segura uma pistola na cabeça de uma pessoa.
Quando os EUA pressionam outros para tomar partido, isso realmente significa… Toma (meu) partido!
Zhao Lijian já comentou várias vezes as declarações e ações de Washington com várias charges. Assim, em fevereiro ele publicou uma imagem onde o tio Sam pergunta: "Por que a China não faz mais esforços para apagar o fogo?", ao mesmo tempo jogando gasolina no fogo em torno de uma placa com a inscrição "Ucrânia". Na opinião do diplomata, são os EUA que devem se perguntar quem começou tudo isso.
A Casa Branca declarou repetidamente que queria que Pequim condenasse as ações das autoridades russas no conflito na Ucrânia. Nesta semana, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, manifestou um desejo idêntico, para que Pequim ficasse do lado de Kiev.
A China ressalta que mantém uma posição neutra a respeito da crise ucraniana. O presidente chinês, Xi Jinping, apoia o diálogo entre a Rússia, Europa, EUA e OTAN para superar todas as controvérsias acumuladas por anos e criar uma estrutura da segurança europeia equilibrada, eficaz e estável.
Comentar