Ciência e sociedade

Número recorde de pequenas galáxias compactas é encontrado fora da Via Láctea

Com a ajuda do telescópio óptico gigante LAMOST, astrônomos chineses descobriram um número recorde de pequenas galáxias compactas fora da Via Láctea, onde a formação de estrelas ocorre em ritmo acelerado.
Sputnik
Uma equipe de astrônomos chineses descobriu 1.417 novas galáxias compactas, quase o dobro das conhecidas anteriormente, segundo estudo publicado na revista The Astrophysical Journal.
"Esta é a maior amostra de novas galáxias compactas descobertas até agora", indicou o pesquisador Luo Ali, que precisou que o recorde mundial de observação anterior era de apenas 800 corpos celestes deste tipo.
As galáxias recém-descobertas recebem nomes de vegetais e frutas, principalmente devido às suas cores e formas.
Ciência e sociedade
NASA confirma: encontramos 5.000 mundos fora do Sistema Solar
A descoberta inclui 739 galáxias de ervilhas verdes, 270 galáxias mirtilos e 388 galáxias de uva morada.
Localizadas entre 1,5 bilhão e cinco bilhões de anos-luz de distância da Terra, as galáxias de ervilha verde têm menos de um décimo do tamanho e menos de um centésimo da massa da Via Láctea, porém contam com uma taxa de formação estelar muito alta, aproximadamente 10 vezes maior que nossa galáxia.
Estas novas galáxias variam em massa desde 310 bilhões a 10 bilhões de massas solares, e a mais distante se localiza a aproximadamente nove bilhões de anos-luz de distância.
Comentar