Panorama internacional

'É preciso diálogo com Putin, gostemos ou não', diz presidente do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acredita que a Rússia cometeu "crimes de guerra" na Ucrânia, mas afirma que é preciso manter um diálogo com o presidente russo, Vladimir Putin, independentemente de afinidades ou sintonias políticas.
Sputnik
Acredito profundamente que há crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia. Por outro lado, por necessidade, acredito que devemos manter um diálogo com Vladimir Putin, porque, gostemos ou não, hoje é ele quem está sentado no Kremlin.
Em entrevista ao canal de televisão francês LCI, o chefe do Conselho Europeu disse ainda que aqueles que cometeram "crimes de guerra" devem ser julgados e "punidos" por órgãos de justiça internacionais.
A Rússia iniciou uma operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" o país vizinho, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia têm acusado militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Panorama internacional
Próxima reunião das delegações russa e ucraniana será realizada em Istambul, diz governo turco
Comentar