Panorama internacional

Rússia alerta sobre minas navais da Ucrânia no mar Negro e Turquia aciona militares

Neste sábado (26), a Rússia alertou os países vizinhos no mar Negro pelo fato de que minas navais vindas de portos ucranianos podem chegar à costa da Romênia e da Bulgária em uma questão de dias. A Turquia já teria identificado minas no estreito de Bósforo.
Sputnik
Segundo o porta-voz ministerial russo, general Mikhail Mizintsev, as minas podem chegar às águas de Bulgária e Romênia em até dez dias.

"Minas à deriva chegarão às águas territoriais da Romênia em quatro dias e às águas da Bulgária em dez dias", afirmou Mizintsev a repórteres.

O mar Negro foi recentemente atingido por fortes tempestades, o que deixou minas navais instaladas pela Ucrânia na região à deriva.
HNLMS Evertsen, fragata da Marinha Real dos Países Baixos, passa no estreito de Bósforo, a caminho do mar Negro, em Istambul, Turquia, 14 de junho de 2021.
Recentemente, ao menos duas minas foram encontradas pela Turquia na entrada norte do estreito de Bósforo, causando problemas para o tráfego marítimo. De acordo com o que foi publicado pelo jornal turco T24, mergulhadores militares foram enviados ao local para desarmar a segunda mina encontrada no estreito. Devido à operação, a travessia de embarcações marítimas foi suspensa no Bósforo, que faz parte do único canal de acesso ao mar Negro. Segundo as autoridades turcas, a mina seria obsoleta.
Anteriormente, o Ministério da Defesa turco emitiu alerta pedindo atenção aos navios no mar Negro devido ao surgimento de minas à deriva. O alerta veio após militares ucranianos instalarem cerca de 420 minas nas proximidades dos portos de Odessa, Ochakov, Chernomorsk e Yuzhnoe.
Comentar