Panorama internacional

Catar responde exigências da Rússia para pagamento de gás em rublos

Saad al-Kaabi, ministro de Energia do Catar, falou neste sábado (26) sobre as exigências russas para que o pagamento de fornecimento de gás seja feito em rublos.
Sputnik
"A exigência da Rússia de pagar o gás em rublos é uma reação à situação militar e não deve afetar os contratos de longo prazo", disse Saad al-Kaabi.
As declarações do ministro do Catar, que endossam a recente campanha de Vladimir Putin sobre o pagamento ao gás russo, foram feitas em uma conferência internacional na cidade de Doha.
Ainda segundo ele, os altos preços do petróleo são causados ​​não apenas pelo conflito na Ucrânia, mas também por uma longa falta de investimento no setor petrolífero.
Al-Kaabi observou que na Europa, ao contrário da Ásia, os produtores de petróleo têm que lidar com empresas privadas, que as próprias autoridades desses países tratam como consumidores e recorrem apenas quando necessário, como está acontecendo agora.
Nesta foto de arquivo, o gigantesco navio-tanque de gás natural liquefeito Al Nuaman no porto báltico de Swinoujscie, Polônia, transportando cerca de 200.000 metros cúbicos de gás liquefeito do Catar, em 11 de dezembro de 2015
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em 23 de março que a Rússia passará a cobrar em rublo os pagamentos de fornecimento de gás para países hostis.
A medida foi feita como uma resposta às sanções dos EUA e da União Europeia sobre os pagamentos em dólar e euro.
Na ocasião, Putin instruiu o Banco Central a determinar o procedimento para transações com a Europa em rublos dentro de uma semana.
Panorama internacional
Putin instrui Gazprom a realizar contratos de gás com Europa em rublos
Ao mesmo tempo, ele reafirmou o compromisso russo de fornecer gás em volumes e a preços fixados em contratos anteriores para a Europa, "pois o país valoriza a sua reputação".
Putin ainda afirmou que, nas últimas semanas, vários países ocidentais tomaram decisões ilegítimas de congelamento de ativos da Rússia, "o que acabou com a confiança nas moedas desses países".
Após o início da operação militar especial russa na Ucrânia em 24 de fevereiro, países ocidentais impuseram uma grande gama de sanções à Rússia, incluindo o congelamento dos ativos do Banco Central do país em diferentes partes do mundo, algo a que o Kremlin chamou de "guerra econômica".
Comentar