Notícias do Brasil

Brasil assina acordo de cooperação sobre indústria de defesa com a Turquia

O Ministério da Defesa do Brasil, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), assinou um acordo de cooperação sobre indústria de defesa com a Turquia.
Sputnik
A reunião entre os representantes dos países ocorreu na sexta-feira (25), por videoconferência. A iniciativa contribui para o desenvolvimento nacional e garante condições apropriadas para pesquisa, desenvolvimento, produção e modernização do setor.
"Uma parceria que não se baseará apenas na compra e na venda, mas em uma verdadeira cooperação, com troca de conhecimento que resulte em desenvolvimentos tecnológicos, soluções relevantes e avanços para o setor de defesa", diz um comunicado no site da Defesa.
Entre as oportunidades listadas pelo ministério estão: intercâmbios de pesquisadores, compartilhamento de informações técnico-científicas, aquisição de equipamento militar e de defesa produzido ou desenvolvido em conjunto, e cooperação entre instituições técnicas militares e empresas da indústria de defesa.
Avião de ataque leve Super Tucano da FAB
"Continuaremos trabalhando juntos, a fim de desenvolver um plano viável e eficaz que resulte em soluções para nossas Forças Armadas e para a exploração de oportunidades advindas dos mercados nacional e internacional", conclui o comunicado da Defesa brasileira.
O secretário da SEPROD, Marcos Degaut, destacou a importância do acordo de cooperação. Ele explicou que a Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil é um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico do país.
O setor representa 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) e, com mais de 1.100 empresas, gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos. Em 2021, as exportações da BID atingiram recorde, com total de US$ 1,7 bilhão (R$ 8,06 bilhões).
Notícias do Brasil
Comissão no Senado aprova parceria do Brasil com Angola e Israel no setor de defesa
Comentar