Panorama internacional

Após meses, Arábia Saudita recebe 'número significativo' de mísseis Patriot dos EUA, diz mídia

Os Estados Unidos transferiram para a Arábia Saudita um "número significativo" de mísseis para uso em sistemas de defesa antiaérea Patriot ao longo mês passado, segundo a mídia. A entrega seria um reabastecimento solicitado de forma "urgente".
Sputnik
Conforme publicou o jornal norte-americano The Wall Street Journal, citando altos funcionários do governo dos EUA, o envio dos sistemas Patriot a Riad vem após "pedidos urgentes" de entrega para os sistemas. As solicitações do governo saudita teriam sido realizadas desde o final do ano passado, quando a oferta dos mísseis estaria em baixa.
De acordo com o jornal, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, levou vários meses para atender ao pedido urgente da Arábia Saudita, em meio à alta demanda por mísseis interceptadores Patriot entre os aliados de Washington.
Uma autoridade dos EUA disse ao jornal que as transferências do Patriot se destinam a ajudar a Arábia Saudita a se defender de ataques de drones e mísseis realizados pelos rebeldes do movimento houthi, do Iêmen.
Destroços de um veículo no local de um ataque mortal de carro-bomba efetuado pelos houthi contra dois altos funcionários do governo saudita na cidade portuária de Aden, Iêmen, 10 de outubro de 2021
O Iêmen está imerso em um conflito interno entre as forças do governo e o movimento houthi há mais de seis anos. Desde 2015, uma coalizão liderada pela Arábia Saudita apoia o governo iemenita com operações aéreas, terrestres e marítimas contra os rebeldes. Os houthis costumam retaliar disparando projéteis e drones bombardeiros contra o território saudita.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a situação no Iêmen devido ao conflito é considerada a pior crise humanitária do mundo.
Comentar