Panorama internacional

EUA planejam fornecer à Ucrânia 'drones suicidas' contra tropas e blindados, diz Milícia Popular

Os Estados Unidos planejam fornecer à Ucrânia munições vagantes, também conhecidas como drones suicidas, disse Eduard Basurin, porta-voz da Milícia Popular da República de Donetsk (RPD).
Sputnik
"Agora estão sendo discutidas as chamadas munições vagantes de produção dos EUA que são consideradas um dos mais recentes desenvolvimentos. Existem dois tipos [de munições] – para eliminação de tropas do adversário e para veículos blindados. Planeja-se que estes sistemas […] sejam entregues à Ucrânia", disse o porta-voz ao canal de TV Rossiya 1.
Recentemente a CNN informou, citando suas fontes, sobre a intenção dos EUA de fornecer às Forças Armadas ucranianas munições vagantes Switchblade.
Trata-se de drones suicidas portadores de ogivas que detonam com o impacto. De acordo com a publicação, as entregas são planejadas como parte da assistência militar adicional à Ucrânia anunciada pelo presidente dos EUA Joe Biden nesta quarta-feira (16).
Anteriormente a CNN informou que os drones Switchblade estavam na lista da ajuda militar solicitada pela Ucrânia ao governo dos EUA. Além disso, se forem fornecidos, Washington terá também que ensinar as tropas ucranianas a usar tais armamentos. Na notícia se informa que isso pode ser feito remotamente.
Panorama internacional
Biden anuncia US$ 800 mi em nova ajuda de segurança à Ucrânia incluindo armas antiaéreas e drones
O canal de notícias dos EUA aponta que a companhia AeroVironment, fabricante dos drones Switchblade, não comentou o fornecimento deste armamento à Ucrânia, mas o site da empresa diz que ela "apoia o povo da Ucrânia e todos os países da OTAN".
Comentar