Panorama internacional

Prefeitura de Canhoba deseja 'sorte e proteção' a brasileiro mercenário em conflito na Ucrânia

O canhobense Gabriel Santos Matos já se encontra na Ucrânia, por isso a prefeitura da cidade dele deseja "força, sorte e proteção".
Sputnik
Apesar do apoio do governo brasileiro na resolução do Conselho de Segurança e na Assembleia Geral da ONU contra a Rússia, o presidente Jair Bolsonaro refutou quaisquer medidas antirrussas e instou a Aliança Atlântica a não fornecer armas a Kiev.
Contudo, um brasileiro decidiu se unir ao Exército da Ucrânia contra a operação especial militar da Rússia. Desta forma, a Prefeitura de Canhoba, no estado de Sergipe, desejou força e boa sorte a Gabriel Santos Matos, de 24 anos.
Em entrevista ao portal G1, Vitorhugo Santos Matos afirmou que seu irmão Gabriel serviu por quatro anos ao Exército Brasileiro em Sergipe, passou por diversos treinamentos e, há mais de um ano, morava na França.
Vitorhugo revelou que o seu irmão Gabriel "ficou doido" para ir para Ucrânia assim que soube da ida de outros brasileiros, e adicionou: "Quando eu fui ver, ele já estava lá nessa causa."
Ainda conversando com o G1, Vitorhugo confirmou através de uma foto que o seu irmão já se encontra em território ucraniano.
O Brasil mantém um posicionamento neutro sobre o conflito na Ucrânia, sendo considerado o mais sensato pelo governo federal.
Entretanto, anteriormente, o Brasil votou ao lado dos EUA e de potências ocidentais em propostas de resolução criticando a Rússia na Assembleia Geral da ONU e no Conselho de Direitos Humanos.
Comentar