Panorama internacional

Zelensky proíbe colaboração de ucranianos com a Rússia

O presidente ucraniano assinou duas leis previamente aprovadas pelo Parlamento unicameral do país, que penalizam pessoas e organizações que colaborarem com a Rússia.
Sputnik
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, aprovou nesta terça-feira (15) dois decretos que responsabilizam pela lei as pessoas que cooperarem com a Rússia.
A primeira lei penaliza indivíduos que colaborarem com a Rússia sob pena de até 15 anos de prisão. Já a segunda lei permite que o governo ucraniano feche partidos e organizações relacionados com as pessoas condenadas conforme os termos da primeira lei.
Panorama internacional
Zelensky assina decreto sobre 'apreensão' dos bens russos na Ucrânia
Ambos os decretos foram aprovadas no Parlamento ucraniano em 3 de março e alteram o Código Penal do país.
Apesar disso, representantes do governo de Kiev têm conduzido negociações com Moscou, na tentativa de chegar a um acordo que cesse as hostilidades.
No dia 24 de fevereiro Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou o início da operação militar especial na Ucrânia, afirmando que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, anteriormente reconhecidas por Moscou como Estados soberanos, precisam de ajuda diante do genocídio da população russófona por Kiev.
Um dos objetivos fundamentais desta operação, segundo o líder russo, é "a desmilitarização e desnazificação" da Ucrânia. O Ministério da Defesa da Rússia defende que apenas está eliminando alvos militares ucranianos.
Comentar