Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem túmulos intactos durante restauração da catedral de Notre-Dame (FOTOS)

A famosa igreja parisiense está sofrendo um processo de restauro após incêndio, em 2019, destruir parte de suas estruturas.
Sputnik
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Cultura da França, nesta segunda-feira (14), vários túmulos e um sarcófago de chumbo foram descobertos na catedral de Notre-Dame de Paris, após o devastador incêndio de 2019.
Os locais de sepultamento foram descobertos durante o início dos trabalhos de reconstrução do pináculo da catedral, no ponto central onde o transepto, a galeria transversal de uma igreja que forma os braços da cruz, atravessa a nave. Segundo o comunicado, o achado é de "qualidade científica notável".
Arqueólogos e restauradores trabalhando na catedral de Notre-Dame, na França
A previsão é que os túmulos e o sarcófago de chumbo sejam do século XIV, tendo sido enterrados cerca de um século após o término da construção da igreja.
Além dos túmulos, elementos de esculturas pintadas foram encontrados logo abaixo do nível do piso atual da catedral, identificados como partes do coro alto do século XIII, uma ornamentação característica na arquitetura das igrejas medievais, que separa a área em volta do altar, da nave.

O incêndio

No dia 15 de abril de 2019, a catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, foi consumida por um violento incêndio. O fogo destruiu todo o telhado de madeira da estrutura, derrubando seu famoso pináculo e destruindo a maior parte do que havia dentro do prédio.
Incêndio consumiu a Catedral de Notre-Dame em Paris
A estrutura da catedral e as relíquias principais foram salvas. Especialistas acreditam que a reconstrução de Notre-Dame levará de 10 a 15 anos para ser completada.
Comentar