Panorama internacional

Congresso do Peru admite pedido de impeachment contra Pedro Castillo

Por 76 votos a favor e 41 contra, o presidente peruano pode ser deposto do cargo. O pedido foi apresentado em 8 de março por diferentes partidos da direita peruana.
Sputnik
Nesta segunda-feira (14), o plenário do Congresso peruano admitiu o pedido de impeachment feito por parlamentares da oposição para destituir o presidente Pedro Castillo por incapacidade moral permanente.

Com 76 votos a favor, 41 contra e 1 abstenção, o plenário do Congresso aprovou a admissão da moção 2148, que propõe declarar a incapacidade moral permanente do presidente da República, Pedro Castillo", indicou o Parlamento peruano.

O pedido foi apresentado em 8 de março ao Conselho de Administração das bancadas de direita Força Popular, Renovação Popular e Avança País.
Panorama internacional
Castillo denuncia 'tentativas de golpe sendo orquestradas' no Peru
Nesta primeira votação, será necessário por lei que o pedido tenha o apoio de 52 parlamentares (em um Congresso de 130 deputados) para que uma segunda e última votação seja aprovada. Na segunda votação, são necessários 87 votos para que a exoneração seja efetiva, assumindo a vice-presidente Dina Boluarte como a principal liderança do país
Castillo é acusado de uma série de supostos crimes de corrupção ou contravenções.
Comentar