Panorama internacional

Manobras 'de grande escala' dos EUA e do Japão procuram dissuadir 'agressão de rivais e adversários'

O jornal The Japan Times relata que os EUA e o Japão juntaram um total de cerca de 1.000 fuzileiros navais para conduzir exercícios navais "dentro da primeira cadeia de ilhas", que inclui ilhas disputadas pela China.
Sputnik
Os EUA e o Japão iniciaram no domingo (13) exercícios navais de grande escala no centro do arquipélago japonês, escreve o jornal The Japan Times.
As manobras terão a participação de cerca de 400 militares do Japão e cerca de 600 dos EUA, sendo os "primeiros de grande escala" na região do Indo-Pacífico envolvendo a 31ª Unidade Expedicionária (MEU, na sigla em inglês) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e a brigada anfíbia (ARDB, na sigla em inglês) da Força de Autodefesa Terrestre do Japão.
EUA e Japão realizam exercício maciço no mar das Filipinas, em meio a tensões com China (FOTO,VÍDEO)
Um dos objetivos é "dissuadir a agressão de rivais e adversários", disse a capitã Nikki Gallegos, sendo as manobras anfíbias "importantes para melhorar a interoperabilidade" mútua, de acordo com a capitã Gallegos.

"A 31ª MEU e a ARDB são duas das melhores treinadas e mais preparadas forças de resposta a crises dentro da primeira cadeia de ilhas", avaliou Gallegos, em referência à linha defensiva desenhada pela China perto de sua costa oriental, que inclui o arquipélago das ilhas Diaoyu, ou ilhas Senkaku, como são chamadas no Japão.

Assim, os exercícios, cujo fim planejado é em 25 de março, testarão as capacidades de combate terrestre, marítimo e aéreo conjuntos.
Comentar