Panorama internacional

Especialista: EUA transformaram Ucrânia em um 'supercampo de testes' de armas biológicas

EUA transformaram a Ucrânia em um verdadeiro "supercampo de testes" para o desenvolvimento de meios e métodos de guerra biológica, em violação da Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção e do Armazenamento de Armas Biológicas ou Tóxicas, disse Igor Nikulin ex-membro da Comissão da ONU para as Armas Biológicas e Químicas.
Sputnik
"A Ucrânia foi na realidade transformada em um 'supercampo de testes' para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a armas biológicas", disse o especialista à Sputnik.
Segundo ele, os EUA têm testado na Ucrânia as suas mais recentes tecnologias de armas biológicas na mais diversificada gama de genes – em humanos, animais e plantas, e, como resultado, desde 2014 na Ucrânia tem havido surtos de doenças e até mesmo epidemias.
"Surgiram a peste pulmonar, antraz, vários tipos de doenças raras, como a febre Q", disse Nikulin. "Ou seja, isso quer dizer que existe uma violação em grande escala por parte dos EUA e da Ucrânia da Convenção sobre as Armas Biológicas e Tóxicas. Eles estavam desenvolvendo novas armas, as produzindo e estocando, violando todos os três pilares da convenção", explicou Nikulin.
Agora é evidente que na Ucrânia foram preparados centenas de litros de líquido para cultivar patógenos perigosos."Está claro que era uma produção industrial e não de laboratório", alertou.
Recentemente, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou publicamente dados, segundo os quais os EUA gastaram mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,015 bilhão) no funcionamento de laboratórios biológicos na Ucrânia que participaram do programa biológico-militar americano e, entre outras coisas, trabalhavam com agentes da peste e antraz.
Panorama internacional
Rússia: objetivo do Pentágono na Ucrânia era criação de mecanismo de disseminação de patógenos
Anteriormente, Igor Kirillov, tenente-general das Forças Armadas da Rússia, disse em uma coletiva de imprensa que um dos objetivos dos EUA e dos seus aliados era criar bioagentes capazes de atacar seletivamente vários grupos étnicos, particularmente os eslavos.
Comentar