Panorama internacional

Embargo de petróleo russo nos EUA terá impacto adverso em outros países, diz ministro turco

As restrições dos EUA às importações de petróleo da Rússia terão efeitos adversos inclusive em outros países e regiões, disse em entrevista à Sputnik o vice-ministro da Energia e Recursos Naturais da Turquia Alparslan Bayraktar.
Sputnik
"Na verdade, eu não sei que impacto terá esta decisão […] Mas todas as sanções anteriores dos EUA, incluindo contra o Irã, prejudicaram os mercados e a região, incluindo a Turquia. Estas sanções terão algum efeito colateral em outros países e regiões", disse ele nas margens da conferência internacional da energia CERAWeek realizada em Houston, nos EUA.
Segundo observou o alto funcionário turco, seu país está interessado em um mercado de energia estável.
"Precisamos que as nossas economias cresçam. E eu não acho que esta decisão [de proibir importação de petróleo e gás russos] vá de alguma forma contribuir para esse objetivo", observou vice-ministro turco.
Nesta terça-feira (8), o presidente dos EUA Joe Biden assinou um decreto proibindo a importação de fontes de energia da Rússia e novos investimentos no setor energético russo.
Panorama internacional
Kremlin: EUA travam guerra econômica contra Rússia
Paralelamente com estas declarações de Biden, vários países europeus informaram da sua decisão de reduzir as importações de energia da Rússia.
Na segunda-feira (7), o vice-primeiro-russo Aleksandr Novak disse que o embargo de petróleo russo terá consequências catastróficas para o mercado mundial e causará um aumento dos preços de até US$ 300 (cerca de R$ 1.507) por barril ou até mais.
Comentar