Panorama internacional

Austrália não descarta fornecer armas a Taiwan em meio a tensões com China, diz ministro da Defesa

Peter Dutton, o ministro da Defesa da Austrália, disse em declarações ao canal ABC neste domingo (6) que não descarta enviar armas a Taiwan para conter China.
Sputnik
Durante a entrevista, o chefe do Ministério da Defesa australiano afirmou que a China está "acumulando armas nucleares" e "militarizando-se".
Ele indicou ainda que a Austrália pode enviar armas a Taiwan em resposta a qualquer futura agressão militar chinesa.
"Acho que fazemos tudo o que podemos para deter a China de atos de agressão na nossa região", disse Dutton ao responder se o país está disposto a fornecer armamentos à ilha autogovernada.
Quando o entrevistador pediu ao ministro para dar uma resposta explícita sobre o fornecimento de armas a Taipé ou à possiblidade de um conflito bélico pela ilha, o alto funcionário observou que o país "se interessaria por qualquer desses conflitos ou ameaças de conflito" que atinja seu "interesse nacional".
China tem por várias vezes reiterado o seu compromisso de se reunir com Taiwan por via pacífica e se opõe a qualquer ingerência estrangeira.
Panorama internacional
Austrália acusa destróier da China de apontar laser a seu avião de reconhecimento
Um dos temas abordados na entrevista foi o da aliança trilateral entre EUA, Reino Unido e Austrália, chamada AUKUS e assinada em setembro de 2021, causando surpresa na comunidade internacional pelos planos de Canberra de obter submarinos de propulsão nuclear, embora a nação tenha reiterado o seu compromisso de não proliferação nuclear.
Em particular, Dutton sublinhou que o país poderia adquirir os submarinos "muito antes" de 2040, a data inicialmente prevista. O ministro disse que "em um par de meses" dará a conhecer detalhes sobre a construção e projeto dos submarinos.
Comentar