Panorama internacional

Defesa russa: nacionalistas da Ucrânia preparam provocação em Carcóvia com ajuda da mídia ocidental

Representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, contou que as duas repúblicas populares de Donbass estão avançando e libertaram novas localidades.
Sputnik
As forças das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk continuam avançando e estão libertando novas localidades, informou nesta sexta-feira (4) Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
"Um agrupamento das forças da República Popular de Lugansk, continuando o avanço, capturou as localidades de Shandrigolovo, Aleksandrovka, Derilovo, Srednee [e] Lozovoe. As Forças Armadas da República Popular de Donetsk assumiram o controle das localidades de Rozovka, Truzhenka, Znamenovka e Puzatoe", disse o general-major, e acrescentou que a Rússia também está entregando ajuda humanitária aos moradores da cidade capturada de Kherson.
"As Forças Armadas russas estão prestando assistência aos moradores das localidades libertadas dos nacionalistas. Hoje [4], ao meio-dia [06h00, no horário de Brasília], a pedido da administração de Kherson, os militares russos transportaram à cidade mais de 140 toneladas de alimentos e medicamentos. Toda a carga humanitária foi entregue para distribuição à população local", explicou Konashenkov.
Ele sublinhou que a Rússia continuará fornecendo apoio humanitário aos residentes da Ucrânia que precisarem dele.
Panorama internacional
Em atualização: resultados da operação especial das Forças Armadas da Rússia na Ucrânia
O porta-voz militar advertiu que os nacionalistas ucranianos estão preparando uma provocação em Carcóvia com a participação da mídia ocidental.

"O objetivo da provocação é atrair fogo de resposta da artilharia russa sobre o setor residencial de Carcóvia. Está planejado filmar tudo isso e transferir as imagens aos jornalistas ocidentais", detalhou Konashenkov, citando haver dados confirmados da existência de lançadores múltiplos de foguetes em uma das ruas residenciais e que os nacionalistas proíbem aos moradores, incluindo crianças, de deixarem suas casas.

"Agora os lançadores estão prontos para atirar em unidades das Forças Armadas russas localizadas fora da cidade", de acordo com o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo Igor Konashenkov, os nacionalistas do oeste da Ucrânia querem criar uma catástrofe humanitária na região de Donbass antes de saírem dela.
"Quero sublinhar que os destacamentos de nacionalistas formados nas regiões de Lvov e Ivano-Frankovsk em retirada estão causando danos a instalações críticas da infraestrutura social e de subsistência da população", apontou.
"O maior dano é feito nos sistemas de abastecimento de água e energia. O objetivo de tais ações é criar uma catástrofe humanitária em Donbass."
Comentar