Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 3 de março

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta quinta-feira (3), marcada pela preocupação do Brasil com fertilizantes, pela suspensão de ação penal contra Lula, pela suspensão da Embraer na Rússia e pela 2ª rodada de negociações russo-ucranianas.
Sputnik

Fertilizantes podem ser grande problema para Brasil em setembro

Na quarta-feira (2), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que não há risco de desabastecimento de fertilizantes para a atual safra brasileira, mas a preocupação é com o abastecimento para a próxima safra, que será plantada a partir de setembro. Para não enfrentar dificuldades, o Brasil estuda a diversificação da importação, a redução do uso de fertilizantes e a agilização do fluxo de entrada dos fertilizantes nos portos.
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante coletiva realizada no Palácio do Planalto sobre a política de uso dos fertilizantes

Ação penal contra ex-presidente Lula é suspensa

De acordo com o portal G1, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a tramitação da ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ele é acusado de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo de Dilma Rousseff. A decisão é válida até que o Supremo julgue um pedido de defesa de Lula para encerrar a ação penal em definitivo.
Ação penal contra ex-presidente Lula é suspensa

Itamaraty envia equipe diplomática para atender brasileiros na Ucrânia

Na quarta-feira (2), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, oficializou a transferência das operações da embaixada brasileira em Kiev devido ao "agravamento da situação na Ucrânia". Além disso, o ministro espera intensificar os esforços da diplomacia brasileira na assistência aos brasileiros que desejam deixar a Ucrânia ou que estão em trânsito em países vizinhos.
Cerca de 40 brasileiros desembarcaram, nesta terça feira, (1º) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, fugindo da guerra na Ucrânia

Embraer suspende manutenção e venda de componentes à Rússia

O canal de TV Record informou que, na quarta-feira (2), a Embraer comunicou que, devido às sanções aplicadas à Rússia, decidiu suspender os serviços de manutenção e venda de componentes para os clientes russos, assim como fizeram a Boeing e a Airbus. Em comunicado, a Embraer afirma que seguirá cumprindo as sanções e monitorando de perto a evolução da situação.
Avião Embraer E170SU da companhia aérea russa S7

Rússia e Ucrânia realizarão 2ª rodada de negociações

Nesta quinta-feira (3), representantes da Rússia e da Ucrânia devem se reunir para a segunda rodada de negociações em Belarus para discutir um possível cessar-fogo. A primeira rodada de negociações ocorreu no dia 28 de fevereiro também em Belarus.
Foto da sala onde será realizada a reunião entre representantes da Rússia e da Ucrânia, Gomel, Belarus, 28 de fevereiro de 2022

UE exclui 7 bancos russos do SWIFT e proíbe divulgação de conteúdo da Sputnik e RT em seus países

A decisão tomada pela UE remove os seguintes bancos russos do sistema de pagamentos SWIFT: VTB, Banco Otkrytie, Novikombank, Promsvyazbank, Banco Rossiya, Sovcombank e VEB. Embora a sanção anunciada aos sete bancos russos cancele a operação das instituições nos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Reino Unido, ainda é possível a realização de determinadas transações internacionais. Como havia sido anunciado pela UE na terça-feira (1º), entrou em vigor na quarta-feira (2) o bloqueio dos conteúdos divulgados pelas mídias russas RT e Sputnik em território europeu. Além disso, os EUA impuseram novas sanções contra 22 empresa russas ligadas à defesa.
A logo da Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias (SWIFT) com as cores da bandeira russa ao fundo
Comentar