Panorama internacional

Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra operação militar da Rússia na Ucrânia

Nesta quarta-feira (2), uma sessão de emergência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra a operação militar da Rússia na Ucrânia.
Sputnik
A votação na sessão da ONU foi convocada pelo Conselho de Segurança da organização. Foram 141 votos a favor da resolução, 35 abstenções e apenas cinco votos contrários. O texto pede um cessar-fogo imediato, a retirada de tropas e o início das negociações entre as partes.
Além da Rússia, votaram contra a resolução a Coreia do Norte, a Eritreia, Belarus e a Síria. Entre os países que votaram pela abstenção, estão China, Cuba, Índia, Irã, Cazaquistão, Mongólia, Nicarágua, Paquistão, África do Sul e Vietnã.
O Brasil votou a favor do texto, seguindo as posições anteriores no Conselho de Segurança da ONU. Apesar disso, o Brasil não está entre os 94 países que propuseram o entendimento.
Representante do Brasil na ONU, embaixador Ronaldo Costa Filho, discursa durante reunião do Conselho de Segurança sobre operação militar russa na Ucrânia, Nova York, 25 de fevereiro de 2022.
A operação militar russa tem gerado sanções econômicas contra Moscou, incluindo a censura de mídias estatais russas na Europa, o fechamento dos espaços aéreos europeu e norte-americano para aviões russos e restrições financeiras contra bancos e empresas da Rússia.
Na semana passada, a Rússia deu início a uma operação militar especial na Ucrânia a pedido das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) — recém-reconhecidas por Moscou. Segundo o governo russo, a ação tem como objetivo desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia para garantir a segurança de Donbass e da Rússia.
Comentar