Notícias do Brasil

Ante ameaça ao fornecimento de fertilizantes, Bolsonaro cita uso de terras indígenas para mineração

Governo começa a se preocupar com a falta de fertilizantes, visto que a maior parte vem da Rússia. Entretanto, especialistas apontam que usar essas terras para tal atividade pediria grandes investimentos, o que poderia tornar o produto final mais caro do que sua importação.
Sputnik
Nesta quarta-feira (2), o presidente, Jair Bolsonaro (PL), utilizou o Twitter para defender o uso de terras indígenas para a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos.
Aproveitando a crise ucraniana, o mandatário disse que em breve "corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço".
A Rússia é um importante exportador desses produtos. Em 2021, 62% do total importado pelo Brasil da Rússia foram adubos ou fertilizantes químicos no equivalente a US$ 3,5 bilhões (R$ 18,6 bilhões), de acordo com a Folha de São Paulo.
No caso, dois pontos estariam preocupando o Planalto: a interrupção do fluxo de navios cargueiros saindo dos portos russos e os impactos das sanções do Ocidente contra Moscou.
Impacto este que já foi sentido ontem (1º), quando Belarus anunciou que não poderá mais vender fertilizantes para o Brasil por conta de um bloqueio feito na Lituânia – integrante da União Europeia que fechou sua fronteira – para passagem do produto, segundo o G1.
Notícias do Brasil
Ao buscar aliados, Belarus mira em eficiente produção de cloreto de potássio para atrair Brasil
Apesar da fala de Bolsonaro, especialistas no setor apontam problemas na proposta do presidente. Eles dizem que, embora a possível incidência de potássio na Amazônia esteja registrada há décadas, ele se encontra em condições de difícil extração e a atividade representaria danos ambientais de grande impacto.
Além do mais, a viabilização desse tipo de empreendimento demandaria, durante anos, grandes investimentos na parte de extração e de logística, o que provavelmente tornaria o potássio obtido na região mais caro do que o de competidores internacionais, relata a Folha.
Atualmente, além da Rússia, o insumo é exportado por países como Canadá, Alemanha e Israel.
Notícias do Brasil
Militar intercedeu por grupo do Canadá para fechar contrato de mineração na Amazônia, diz mídia
Caro visitante, tendo em vista o risco de a Sputnik Brasil sofrer bloqueios na Internet, para você não perder nosso conteúdo se inscreva em nosso canal no Telegram.
Comentar