Panorama internacional

Rússia restringe voos de companhias aéreas de 36 nações em resposta às sanções do Ocidente

Durante o final de semana, a União Europeia (UE) anunciou novas sanções contra a Rússia, incluindo a proibição de pouso, decolagem e sobrevoo do território europeu por aviões russos.
Sputnik
A resposta da Rússia foi divulgada pela Agência Federal de Transporte Aéreo, nesta segunda-feira (28). O Kremlin limitou a operação de companhias aéreas de 36 países e Estados europeus.

"De acordo com as normas de direito internacional, como resposta à proibição dos Estados europeus de operação de voos de aeronaves civis operados por companhias aéreas russas e/ou registradas na Rússia, foi introduzida uma restrição à operação de voos pelas companhias aéreas de 36 Estados", informou o comunicado.

Serão punidas companhias aéreas dos seguintes países: Áustria, Albânia, Anguila, Bélgica, Bulgária, ilhas Virgens Britânicas, Reino Unido, Hungria, Alemanha, Gibraltar, Grécia, Dinamarca (incluindo: Groenlândia, ilhas Faroé, mar territorial), Jersey, Irlanda, Islândia, Espanha, Itália, Canadá, Chipre, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, França, Croácia, República Tcheca, Suécia e Estônia.
Voos saindo desses países só serão permitidos com uma autorização especial emitida pela Agência Federal de Transporte Aéreo ou pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Panorama internacional
Negociações entre Rússia e Ucrânia iniciam em Belarus (VÍDEO)
Na madrugada de quinta-feira (24) Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou o começo de uma operação especial militar na região de Donbass, que teve início após um pedido de assistência feito pelas recém-reconhecidas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk.
Segundo o governo russo, os ataques têm como objetivo desmilitarizar a Ucrânia e combater a presença de neonazistas no país, garantindo assim a segurança da região de Donbass e da Rússia.
Comentar