Panorama internacional

Reino Unido pede que G7 limite importações russas de petróleo e gás

Reino Unido pediu ao G7 para limitar o gás e o petróleo importados da Rússia, informou neste domingo (27) a secretária de Relações Exteriores Liz Truss.
Sputnik
"Eu defenderia colocar um limite na quantidade de gás e petróleo que é importado da Rússia para que, com o tempo, eliminemos nossa dependência em toda a Europa", disse Truss à Sky News.
Ela observou que "é algo em que estamos trabalhando com nossos parceiros do G7 porque não podemos fazer isso sozinhos".
Em Liverpool, na Inglaterra, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, discursa durante encontro do G7, em 12 de dezembro de 2021. Foto de arquivo
O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Atualmente a União Europeia importa 90% do gás de que necessita e a Rússia continua sendo seu principal fornecedor, garantindo 40% dos embarques de combustível.
A Rússia tem sido um fornecedor confiável de gás natural para a Europa por muitas décadas, cumprindo seus compromissos de fornecimento.
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, quase todos os países da União Europeia impuseram várias sanções contra a Rússia em todos os tipos de áreas com o objetivo de minar sua economia.
Panorama internacional
Stoltenberg: OTAN aumentou fornecimento de armamento antitanque e antiaéreo à Ucrânia
Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou o lançamento de uma operação militar especial depois que Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda para impedir a agressão ucraniana.
O objetivo da iniciativa, sublinhou o presidente russo, é reduzir a capacidade militar e acabar com o nazismo que se instalou na Ucrânia.
Putin prometeu que os responsáveis ​​pelos muitos crimes de guerra contra a população civil de Donetsk e Lugansk serão levados à justiça e pediu aos soldados ucranianos que não cumpram as ordens "criminosas" das autoridades, deponham suas armas e voltem para suas casas.
Em mensagem dura, o presidente russo ressaltou que seu país responderia imediata e vigorosamente a qualquer força externa que se interpusesse em seu caminho, numa alusão velada aos países membros da OTAN.
Comentar