Panorama internacional

Defesa russa alerta ucranianos: Kiev 'quer utilizá-los como escudo humano'

Conforme informou hoje, sexta-feira (25), o Ministério da Defesa da Rússia, os agrupamentos de tropas da RPD e RPL estão avançando na ofensiva contra o Exército ucraniano com apoio de fogo das Forças Armadas russas.
Sputnik
Dados dos serviços de inteligência mostram, aponta a entidade, que na praça Shevchenko em Kiev foram instalados sistemas Grad para realizar um ataque contra o aeródromo de Gostomel.
Durante a operação no aeródromo foram eliminados mais de 200 nacionalistas das unidades especiais da Ucrânia, revelou a Defesa russa.
Panorama internacional
Segundo dia de conflito começa com ofensiva ucraniana em Donetsk
As forças russas não sofreram perdas em resultado da operação. Segundo detalharam no ministério, o sucesso foi alcançado graças à supressão de todo o sistema de defesa antiaérea na área de desembarque, bem como ao isolamento total da região de combates a partir do ar e pela ativa guerra eletrônica.
De acordo com o comunicado do ministério, o Pentágono e CIA ensinaram a liderança militar ucraniana a instalar sistemas de artilharia de foguetes em áreas residenciais para provocar fogo de resposta contra os residentes locais.
"A utilização pelo regime de Kiev das áreas residenciais para cobrir as posições de fogo de sua artilharia é um crime de guerra [...] Esses métodos estão sendo utilizados de forma ativa por terroristas no Oriente Médio e em outros países controlados pela CIA."
O Ministério da Defesa da Rússia fez um apelo aos cidadãos ucranianos: "Sua liderança nacionalista está utilizando os mesmos métodos que os terroristas. Quer utilizá-los como escudo humano. As Forças Armadas russas não lançarão ataques contra áreas residenciais da capital ucraniana".
Os nacionalistas ucranianos estão minando as pontes em várias direções, impedindo assim a retirada das tropas, conforme a entidade. Os nacionalistas infiltrados nas unidades do Exército ucraniano identificam os militares "pouco confiáveis" (na sua opinião) e agem como esquadrões de barreira, impedindo que tais militares se rendam, de acordo com dados da Defesa russa.
O ministério informou ainda que as unidades do Exército russo bloquearam a cidade de Chernigov, tal como a aproximação a Kiev da direção ocidental.
Comentar