Panorama internacional

Regulador de mídia limita acesso ao Facebook na Rússia após empresa descumprir exigências

Nos últimos dias, as redes sociais suspenderam a conta da agência de notícias russa RIA Novosti por 90 dias, alegando uma suposta disseminação de "desinformação".
Sputnik
A suspensão ocorreu quando o veículo estava relatando os eventos em torno da operação especial dos militares da Rússia, destinada a proteger as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL).
As informações foram confirmadas pelo Serviço Federal de Vigilância na Área das Comunicações, Tecnologias da Informação e Mass Media, Roskomnadzor.
O órgão anunciou uma resposta ao Facebook, limitando o acesso à plataforma social a partir de 25 de fevereiro. O entendimento é de que a gigante das redes sociais "violou os direitos e as liberdades dos russos".
Nos últimos dias, o Facebook censurou quatro meios de comunicação russos. A saber: Zvezda, RIA Novosti, Lenta.ru e Gazeta.ru.
"Essas restrições violam os princípios da livre disseminação de informações e do acesso a elas", explicou Roskomnadzor em comunicado. "Não foram recebidas explicações sobre os motivos das medidas discriminatórias", acrescentou.
O serviço de vigilância revelou que detectou 23 casos de censura na rede social desde outubro de 2020.
Há meses o Facebook e sua controladora, a Meta, ignoram as exigências de Roskomnadzor de remover restrições sobre materiais publicados por vários meios de comunicação russos.
Andrei Lipov, chefe do Serviço Federal de Vigilância na Área das Comunicações, Tecnologias da Informação e Mass Media (Roskomnadzor), participa de reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, Rússia, 10 de agosto de 2020.
Comentar