Panorama internacional

Forças Armadas da Ucrânia atacam com foguetes 2 navios de carga civis no mar de Azov, diz Rússia

O serviço fronteiriço na região de Krasnodar, Rússia, comunicou que as Forças Armadas da Ucrânia atacaram com foguetes navios de carga no mar de Azov.
Sputnik
Dois navios de carga civis sofreram no mar de Azov disparos de foguetes por parte das Forças Armadas da Ucrânia, disse nesta quinta-feira (24) o serviço fronteiriço na região de Krasnodar, Rússia.
"Às 11h00 [horário local, 05h00 no horário de Brasília] de 24 de fevereiro de 2022, nas águas do mar de Azov, os navios de carga SGV-Flot e Seraphim Sarovskiy foram atacados por foguetes das Forças Armadas da Ucrânia. O ataque foi realizado do lado da cidade de Mariupol. Como resultado, o petroleiro SGV-Flot foi danificado, um incêndio deflagrou a bordo, um dos membros da tripulação foi gravemente ferido", informou.
O serviço fronteiriço russo acrescentou que o incêndio já foi apagado pela tripulação e que ambos os navios reiniciaram a navegação. Lanchas de patrulha fronteiriças do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da região de Krasnodar foram enviados aos navios para evacuar o marinheiro ferido e ajudar no local do incidente.
Mais de 30 navios da Frota do Mar Negro da Rússia iniciam exercícios em meio a tensões com OTAN
A Agência Federal dos Transportes Marítimos e Fluviais da Rússia (Rosmorrechflot) informou anteriormente à Sputnik que a navegação no mar de Azov seria suspensa desde hoje (24) até novas instruções. No entanto, mais tarde ela esclareceu que a navegação no estreito de Kerch não foi suspensa e que as embarcações podiam navegar entre os portos da Crimeia e de Kuban. Segundo uma fonte da indústria marítima, os portos russos do mar Negro estão operando normalmente.
De acordo com dados do Portal Informacional de Transporte Fluvial russo, o SGV-Flot foi construído em 1981 no estaleiro Kama em Perm, Rússia. O proprietário e operador do navio é a empresa Kontur SPb, de São Petersburgo, e seu porto de registro é também São Petersburgo.
Já o Seraphim Sarovsky foi construído em 1986 na Romênia e navega desde 1993 sob a bandeira russa. O proprietário do navio é a empresa Morflot, a operadora é a Rechmortrans, ambas de Rostov-no-Don, e seu porto de registro é Astrakhan.
Comentar