Panorama internacional

Secretário-geral da ONU tem sido alvo de pressão do Ocidente quanto à Ucrânia, diz Lavrov

O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem sido alvo de pressões do Ocidente relativamente àquilo que está acontecendo no leste da Ucrânia, as suas declarações sobre este assunto são incompatíveis com o seu estatuto e competências nos termos da Cartas das Nações Unidas, disse o chanceler russo, Sergei Lavrov.
Sputnik
O chanceler russo disse ao enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Geir Pedersen, durante uma reunião em Moscou, que o secretário-geral nunca se pronunciou a favor dos Acordos de Minsk.
O ministro russo destacou que o secretariado da ONU deve defender a imparcialidade em qualquer crise, incluindo a questão ucraniana.

"Para a nosso grande pesar, o secretário-geral das Nações Unidas, que o senhor representa, tem sido submetido à pressão ocidental e fez recentemente algumas declarações sobre o que está acontecendo no leste da Ucrânia que não correspondem ao seu status e às suas competências nos termos da Carta da Nações Unidas", afirmou Lavrov no início da reunião com Geir Pedersen.

O chefe da diplomacia russa também declarou que agora no mundo estão tentando intensificar o conflito com a Rússia seja qual for o assunto.
"Como vocês sabem, atualmente no mundo estão tentando escalar a confrontação em praticamente qualquer assunto relacionado com as atividades da Rússia", disse Lavrov durante a reunião com Pedersen.
Panorama internacional
Especialista: Rússia reconheceu repúblicas de Donbass após Ocidente ignorar exigências de segurança
Comentar