Panorama internacional

França descarta Austrália como 'parceiro estratégico' após acordo da AUKUS com Reino Unido e EUA

Em 2021, Camberra estremeceu intensamente sua relação com Paris depois que desistiu de uma parceria bilionária para construção de submarinos ao entrar para AUKUS com Londres e Washington.
Sputnik
A França descartou a Austrália de sua lista de "parceiros estratégicos" próximos após Camberra fechar o acordo da aliança militar AUKUS com Reino Unido e os EUA no ano passado.
Em uma versão atualizada do documento de 67 páginas de sua estratégia oficial para o Indo-Pacífico, o país europeu disse que agora cooperaria com a Austrália "caso a caso".
"A decisão da Austrália em setembro de 2021, sem consulta prévia ou aviso, de romper a parceria de confiança com a França que incluía o Programa Futuro Submarino (FSP), levou a uma reavaliação da parceria estratégica passada entre os dois países", diz o texto atualizado.
Porém, para fortalecer a coordenação na região, Paris continuará sua estreita coordenação com Washington, que é um dos parceiros – além de Londres – na AUKUS.
Em setembro do ano passado, a Camberra cancelou contrato com a França para construção de 12 submarinos movidos a diesel no valor de mais de US$ 65 bilhões (R$ 3,2 trilhões).
Sob o novo pacto, a Marinha Real australiana receberia tecnologia de reatores nucleares dos EUA e do Reino Unido para construir os submarinos em seus estaleiros.
Como consequência, uma grande disputa diplomática eclodiu quando Paris considerou o acordo, negociado em total sigilo pelos aliados da AUKUS, como uma "punhalada nas costas", conforme caracterizado pelo embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebaul.
Criação da AUKUS 'levará inevitavelmente' à resposta de outros países da região, diz diplomata russo
O governo de Emmnauel Macron acusou a gestão do primeiro-ministro autraliano, Scott Morrison, de garantir falsamente à França que o subacordo ainda estava em vigor, mesmo depois de ficar claro que o pacto de segurança levaria o país a cancelar o pedido.
Comentar