Panorama internacional

Militares da Venezuela desativam 12 explosivos na fronteira com a Colômbia

Segundo comandante venezuelano, os explosivos foram encontrados em um vilarejo com construções simplórias que abrigavam suposto laboratório de drogas pertencente a grupos terroristas colombianos.
Sputnik
O chefe do Comando Operacional Estratégico (CEO), Domingo Hernández, informou na quinta-feira (17) que militares venezuelanos desmantelaram um suposto laboratório de drogas do grupo Terroristas Armados Narcotraficantes Colombianos (TANCOL). Ao mesmo tempo, os militares desativaram 12 explosivos.
Sob a fachada de uma humilde choupana camponesa, cercada por bananeiras e galinhas, um laboratório de processamento de cocaína dos grupos TANCOL estava escondido em seu interior, de forma muito disfarçada e mascarada, em torno dele, 12 cartuchos de explosivos foram desativados
O governo da Venezuela denunciou no ano passado a presença de grupos colombianos irregulares em seu território, que pretendem desestabilizar o país e usá-lo para o tráfico de drogas.
Nas últimas semanas, as autoridades venezuelanas implantaram uma operação em todos os estados fronteiriços com o objetivo de expulsar esses grupos de seu território.
O ano de 2022 começou violento na fronteira entre Colômbia e Venezuela, com o aumento da tensão entre grupos que já se enfrentaram intensamente desde a década retrasada.
Na semana passada, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou o presidente colombiano, Iván Duque, de equipar e treinar membros de uma organização criminosa que foi destruída pelas forças policiais esta semana no estado de Aragua e que operava na região da capital venezuelana, conforme noticiado.
Venezuela reforça presença militar na fronteira com Colômbia em meio a confrontos entre guerrilhas
Comentar