Ciência e sociedade

Encontram na Eslováquia ferramentas medievais usadas na mineração de ouro (FOTOS)

Ferramentas de ferro usadas para minerar ouro na Idade Média foram descobertas nas colinas Mala Magura, nos arredores do povoado de Tuzina.
Sputnik
Trata-se da primeira evidência arqueológica direta de que a extração de ouro ocorria no referido povoado, localizado no oeste da Eslováquia.
A descoberta de ouro no sopé de Mala Magura, no século XIV, desencadeou uma caça a este metal precioso. As pessoas começaram a se mudar para a área para garimpar o ouro explorando a superfície em busca de filões de ouro e escavando túneis.
Ferramentas de ferro utilizadas para mineração de ouro na Idade Média encontrados durante escavações na vila de Tuzina, Eslováquia
A caça ao ouro ocorreu na região porque ninguém sabia quanto do material que realmente havia, de acordo com Jan Vingarik especialista de um museu regional eslovaco.

"Havia bastante dele [ouro] tendo em conta as descobertas de grãos de ouro em riachos que fluem dos montes", explicou Vingarik. Os alemães se estabeleceram na área e esperavam que a "febre ao ouro" continuasse por anos, mas eles estavam enganados.

"Mais tarde revelou-se que as reservas de ouro disponíveis não eram tão extensas como em áreas vulcânicas", acrescentou o especialista.
Fragmentos de uma lâmpada de ferro usada em minas de ouro antes do século XVI descoberta na vila de Tuzina, Eslováquia
É difícil datar com precisão as ferramentas usadas já que eram bastante uniformes em design e materiais usados na sua fabricação ao longo de centenas de anos, escreve o portal The History Blog.
No entanto, a lâmpada de ferro descoberta no local é o único objeto com uma data final plausível, uma vez que as de metal deixaram de ser utilizadas em meados do século XVI e foram substituídas por lâmpadas de barro.
Comentar