Panorama internacional

Ucrânia: Venezuela garante 'apoio total' a Putin

Caracas garantiu a Moscou nesta quarta-feira (16) seu "apoio total" em meio à crise na Ucrânia.
Sputnik
As declarações de apoio venezuelano aconteceram durante uma visita do vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, à Venezuela.
"Em nome do presidente Nicolás Maduro e do povo venezuelano, queremos expressar nosso apoio total ao povo russo, e especialmente ao presidente Vladimir Putin", disse o ministro do Petróleo da Venezuela, Tareck El Aissamin.
"A Venezuela é um parceiro estratégico da Rússia na América Latina e no mundo em geral", respondeu Borisov, acrescentando em seguida que a Rússia valoriza muito o diálogo nesta situação de crescente instabilidade.
O vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, chegou à Venezuela para promover a economia, o comércio e a cooperação. A delegação russa inclui representantes de ministérios responsáveis pela cooperação comercial, econômica, científica e técnica.
Ainda nesta quarta-feira (16), Venezuela e Rússia concordaram em aumentar o comércio entre os dois países para as próximas décadas, escreve o portal Telesur.
Borisov destacou que o intercâmbio comercial entre as duas nações em 2021 aumentou 50% em relação ao ano anterior. Ele propôs o fortalecimento de projetos conjuntos para aumentar as relações.
Representantes do governo da Rússia disseram ainda que o país estuda a possibilidade de participar de um projeto de renovação da malha ferroviária na Venezuela.
As partes também estão discutindo a possível localização da produção e montagem dos produtos da fabricante russa de caminhões Kamaz no país sul-americano.
Panorama internacional
Rússia admite maior cooperação militar com Venezuela, mas descarta criação de bases no país
Comentar