Israel suspende acordo entre EUA e Ucrânia pelo sistema de defesa Cúpula de Ferro, segundo relatos

Israel suspendeu sua participação em um acordo de transferência do sistema de defesa Cúpula de Ferro a Kiev, assinado entre os EUA e a Ucrânia, temendo prejudicar as relações bilaterais com a Rússia.
Sputnik
De acordo com o jornal Yedioth Ahronoth, Israel tomou uma série de medidas para tentar impedir o acordo e conseguiu retirar da agenda a questão sobre a transferência do sistema de defesa Cúpula de Ferro a Kiev.
Em 2021, foi informado que o Congresso dos EUA incluiu uma emenda ao projeto de lei de Defesa de 2022 que possibilita a venda ou transferência do Cúpula de Ferro à Ucrânia.
O Cúpula de Ferro é um sistema israelense e norte-americano que não pode ser vendido a terceiros sem o consentimento de ambos os países desenvolvedores.
Helicóptero dos EUA pousa na fronteira entre Ucrânia e Polônia para missão desconhecida (VÍDEO)
Por sua vez, em 2021 a Ucrânia apelou aos EUA solicitando a transferência dos sistemas de mísseis Patriot e de defesa antimíssil Cúpula de Ferro à Ucrânia.
Nos últimos meses, os países ocidentais e a Ucrânia acusaram a Rússia de posicionar tropas adicionais ao longo da fronteira ucraniana em uma suposta preparação para uma invasão.
Moscou, por sua vez, repetiu por diversas vezes que não tem intenção de invadir a Ucrânia, enfatizando que tem o direito de mover suas tropas dentro do seu território.
Comentar