Panorama internacional

Alegações sobre 'invasão russa' são 'uma loucura maníaca' midiática, diz Peskov

As alegações sobre a "invasão russa" na Ucrânia não são nada mais que uma campanha sem precedentes de provocação e agravamento da situação, disse hoje, terça-feira (15), o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov.
Sputnik
Recentemente, o jornal Politico informou, citando fontes, que o presidente americano Joe Biden revelou, durante uma videoconferência com líderes europeus e da OTAN, o dia 16 de fevereiro como data da "invasão" pela Rússia do território ucraniano.

"De verdade, todo o mundo está inquieto por causa disso, e isso realmente não é nada mais que uma campanha midiática, absolutamente sem precedentes, para provocar e agravar as tensões na Europa", respondeu Peskov a uma pergunta dos jornalistas sobre os comentários feitos pela administração americana.

O porta-voz qualificou de "histeria ostentativa e infundada" o comportamento dos países ocidentais junto com alegações sobre "a agressão" de Moscou, notando que disseminar tais palavras é "uma prática absolutamente perniciosa".
De acordo com Peskov, o presidente Vladimir Putin até faz piadas às vezes, quando lê sobre as datas exatas, uma vez que é impossível considerar seriamente essas informações:
"Sabem, é difícil compreender, mas ele às vezes até faz piadas, pede para saber se há publicações com a hora exata quando a guerra vai começar, uma vez que tal loucura midiática realmente maníaca, que acontece relativamente ao assunto, é impossível de observar com compreensão".
Quanto a uma pergunta dos jornalistas sobre a retirada das tropas para seus locais de estacionamento após os exercícios, o porta-voz explicou que é uma prática comum: "A Rússia realizou e vai realizar treinamentos em todo o território da Federação da Rússia. É um processo permanente, tal como em todos os países do mundo. É nosso direito organizar exercícios lá, no nosso território, onde nós consideramos conveniente, e isso não pode ser discutido com ninguém".
Panorama internacional
Após concluírem exercícios no sul e oeste do país, tropas russas retornam às suas bases (VÍDEO)
De 10 a 20 de fevereiro decorrem no oeste da Rússia exercícios conjuntos russo-belarussos. Os representantes de ambos os países declararam várias vezes que as manobras têm caráter defensivo e não ameaçam ninguém.

Lavrov: exercícios militares começam e terminam conforme foi programado

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, também ressaltou hoje (15) que os exercícios militares no território russo começam e terminam de acordo com os planos definidos anteriormente.
"No tocante às manobras que a Rússia realiza, ressalto mais uma vez especificamente: no seu território, conforme seus próprios planos, elas começam, se realizam e terminam conforme foram planejadas."
"Nós falamos muitas vezes sobre o assunto, tanto em relação aos exercícios no oeste do país, como em relação às atividades análogas no Extremo Oriente, ou sobre os exercícios conjuntos Rússia-Belarus, que também se desenvolvem e se realizam em estrita conformidade com o calendário previamente aprovado", disse o chanceler durante coletiva.
"E isso se realiza independentemente de quem pensa o quê, de quem e como tem histeria sobre o assunto e de quem e como desenvolve, não temo dizê-lo, um verdadeiro terrorismo informativo", acrescentou Lavrov.
Comentar