Ciência e sociedade

Falange de dedo de criança de cerca de 12.000 anos descoberta na gruta italiana Romanelli (FOTOS)

Os arqueólogos encontraram na gruta Romanelli, na Itália, um osso de uma pessoa que viveu há cerca de 13.886-12.188 anos, ou seja, durante o final do Paleolítico Superior.
Sputnik
Foi revelado que essa é uma falange distal quase completa de um dedo e pertenceu a uma criança de 3-12 anos. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista Archaeological and Anthropological Sciences.
A gruta Romanelli encontra-se na região de Apúlia, na costa do mar Adriático. Este monumento paleolítico começou a ser pesquisado no início do século passado até os anos 60, e os trabalhos reiniciaram-se após várias décadas, em 2015.
Alessio Iannucci, da Universidade de Roma, em conjunto com pesquisadores da Alemanha, Itália e Portugal, conduziu escavações na gruta e encontrou na camada referente à época de Tarentiano um osso humano. A falange estava quase completa e seu comprimento máximo é de 7,8 milímetros.
Novo fóssil humano dos níveis do Pleistoceno tardio da gruta Romanelli publicado na revista Archaeological and Anthropological Sciences
Os cientistas notaram que a maioria dos fósseis de falanges humanas pesquisadas pertenciam a adultos, por isso o osso foi comparado com as características dos seres humanos modernos.
Eles sugerem que a falange pertenceria a uma criança de três a 12 anos, mas, devido à pouca idade do indivíduo, não conseguiram determinar o dedo exato do osso.
O achado comprovou que os humanos visitaram a gruta Romanelli na fase final do Paleolítico Superior.
A caverna italiana contém uma das maiores coleções paleontológicas na Itália da época do Tarentiano. Os especialistas descobriram lá milhares de fósseis de animais vertebrados, inclusive de mamíferos grandes e pequenos, répteis, anfíbios e peixes. Na gruta também foram achados múltiplas ferramentas, pinturas rupestres, três sepulturas e vários ossos isolados.
Comentar