Panorama internacional

Soberania da Bolívia suscita debate diante de pressão dos EUA para extradição de narcotraficante

O governo Biden pediu à Bolívia a extradição do ex-chefe de polícia boliviano Maximiliano Dávila, envolvido em uma quadrilha de tráfico de cocaína para os EUA. Para o governo de Luis Arce, seria importante demonstrar que em seu país é possível conduzir um julgamento e condenar um criminoso de forma justa.
Sputnik
O desmantelamento de uma quadrilha internacional de traficantes gerou um novo debate sobre soberania entre Bolívia e Estados Unidos. O eixo da discussão é Maximiliano Dávila, ex-chefe da Força Especial de Combate ao Narcotráfico da Bolívia (FELCN, na sigla em castelhano), preso em janeiro passado no departamento de Potosí.

"Chegou-nos dos Estados Unidos um pedido de prisão preventiva para fins de extradição do cidadão boliviano Maximiliano Dávila Pérez", disse o chanceler Rogelio Mayta, em entrevista coletiva.

O Ministério das Relações Exteriores está analisando se o pedido cumpre todas as formalidades correspondentes. Em caso afirmativo, o órgão vai encaminhar a documentação ao Supremo Tribunal de Justiça, para que se pronuncie sobre o pedido.
"A Bolívia é um Estado soberano. A soberania é, por definição, o poder absoluto que um Estado tem dentro de seu país. A Constituição [boliviana], em seu artigo 7º, expressa que a soberania reside no povo boliviano", disse à Sputnik o deputado do Movimento ao Socialismo (MAS), Santos Mamani.
Panorama internacional
EUA darão 'resposta forte' se Rússia destacar mísseis nucleares na América Latina, diz Washington
Segundo Mamani, "os Estados Unidos sempre tentaram atacar a soberania dos países. Mas nós não somos um Estado dependente, nem somos um parque de jogos de ninguém para eles virem e fazerem o que quiserem [...] Aqui, ninguém vai ser protegido ou encoberto. A lei é para todos. As autoridades estão combatendo o narcotráfico frontalmente."
Para o governo Arce, a Bolívia é capaz de realizar o julgamento de um de seus cidadãos e, se for essa a decisão, condená-lo com justiça.
Maximiliano Dávila foi preso em 22 de janeiro, quando tentava atravessar para a Argentina pela fronteira boliviana de Villazón. Ele é acusado de enriquecimento ilícito e de ter ligações com o tráfico de drogas. Atualmente Dávila encontra-se detido na prisão de San Pedro, em La Paz.
Segundo investigações da polícia boliviana e da Administração de Combate às Drogas (DEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Dávila era alegadamente o encarregado de fornecer "proteção" aos carregamentos de cocaína para os Estados Unidos. O então delegado teria a função de garantir que ninguém interferisse no transporte da droga.
Comentar