Ciência e sociedade

Material de mumificação milenar é encontrado em poço no Egito (FOTOS)

Pesquisadores descobriram no Egito centenas de vasos em um poço funerário, alguns dos quais tinham inscritos textos hieróglifos em nome de seu proprietário.
Sputnik
Arqueólogos da República Tcheca encontraram no Egito materiais de mumificação de mais de 2.500 anos, relata na quinta-feira (10) o jornal Egypt Independent.
Vasos encontrados por arqueólogos no poço do cemitério de Abu Sir, perto de Cairo, Egito
O achado foi descoberto em uma profundidade de 14 metros de um poço tradicional onde sepultavam pessoas, no cemitério de Abu Sir, perto de Cairo. O poço media 5,3 metros de lado e mais de 14 metros de profundidade.
Foram encontrados vários conjuntos de cerâmica de grande porte, em um total de 370 recipientes. Os primeiros quatro vasos descobertos eram de canópio e calcário, e em alguns deles estavam inscritos textos hieroglíficos em nome de seu proprietário.
Vaso encontrado por arqueólogos no poço do cemitério de Abu Sir, perto de Cairo, Egito
De acordo com Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, os vasos continham restos de materiais usados durante o processo de mumificação.
Miroslav Barta, chefe da missão arqueológica tcheca, informou que o objetivo do projeto é "descobrir antiguidades que remontam a uma época em que a antiga sociedade egípcia procurava novas maneiras de preservar a identidade egípcia única".
Material de mumificação encontrado por arqueólogos no poço do cemitério de Abu Sir, perto de Cairo, Egito
Abu Sir foi construído de forma semelhante à famosa pirâmide do rei Djozer, da Terceira Dinastia do Reino Antigo, no séc. XXVII a.C.
O projeto de escavação na área, que dura desde pelo menos 2021, continuará em 2022, informou Mohamed Megahed, vice-diretor da missão tcheca.
Comentar