Pela 1ª vez, helicóptero Black Hawk realiza voo de teste sem ninguém a bordo (FOTOS)

Um helicóptero Black Hawk modelo UH-60 Alpha voou pela primeira vez totalmente não tripulado como parte do programa de sistema de automação da tripulação aérea no cockpit (ALIAS, na sigla em inglês) da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês), anunciou a Sikorsky em 8 de fevereiro.
Sputnik
Propriedade da Lockheed Martin, a Sikorsky e a DARPA estão trabalhando no ALIAS há cerca de seis anos, mas nunca haviam dispensado o piloto da aeronave até o momento, mesmo em um voo completamente automatizado.
O diretor da Sikorsky Innovation, Igor Cherepinsky, disse a repórteres durante uma coletiva de imprensa virtual, na última terça-feira (8), que há uma chave no helicóptero chamada "chave 210", que indica quantos pilotos estão presentes na aeronave, a qual pela primeira indicou "zero".
O ALIAS Black Hawk voou por 30 minutos sem ninguém dentro de Fort Campbell, no Kentucky, na sexta-feira (5) e posteriormente em um voo mais curto na segunda-feira (7).
Segundo o Defense News, a aeronave realizou verificações pré-voo, decolou e passou por um sistema simulado de detecção e alcance de luz (LiDAR, na sigla em inglês) representando o horizonte congestionado e complexo da cidade de Nova York. De acordo com Cherepinsky, a aeronave de 6.350 quilos respondeu de forma autônoma aos arranha-céus simulados, passando por Manhattan, pousando sozinha em seguida.
A aeronave opcionalmente pilotada Sikorsky UH-60A Black Hawk faz seu primeiro voo não tripulado no sábado, 5 de fevereiro de 2022
O Black Hawk usa o sistema de autonomia Sikorsky MATRIX, projetado através do setor de pesquisa em autonomia de aeronaves da Sikorsky (SARA, na sigla em inglês) para ajudar pilotos e tripulantes a voar em ambientes degradados, incluindo aqueles com visibilidade limitada ou sem comunicações confiáveis.
O ALIAS integra um alto nível de automação em aeronaves tripuladas e ainda pode assumir capacidades adicionais de autonomia.
"O ALIAS visa apoiar a execução de uma missão inteira, desde a decolagem até o pouso, incluindo o tratamento autônomo de eventos de contingência, como falhas em sistemas da aeronave. Interfaces fáceis de usar facilitam a interação supervisor-ALIAS", diz o comunicado da empresa.
"Com cargas de trabalho reduzidas, os pilotos podem se concentrar no gerenciamento da missão em vez da mecânica", disse o gerente de programa do Escritório de Tecnologia Tática da DARPA, Stuart Young. "Esta combinação única de software e hardware de autonomia vai tornar o voo mais inteligente e seguro."
A DARPA e a Sikorsky investiram juntas cerca de US$ 160 milhões (R$ 845 milhões) no programa ALIAS. O plano é encerrar o programa até o final do ano, disse Young.
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