Notícias do Brasil

Mirando em eleitorado, Bolsonaro utiliza projetos do PT no Nordeste para alavancar votos

Presidente estará nesta semana na região para entrega de obras e encontros com autoridades de diversos estados. Inciativa faria parte da estratégia para crescer sua popularidade na parte do Brasil onde tem maior índice de rejeição.
Sputnik
Na manhã desta terça-feira (8), o presidente, Jair Bolsonaro, iniciou uma viagem pelo Nordeste para participar de entregas de obras da transposição do Rio São Francisco. Em seguida, o governante tem agendas no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A inauguração e as visitas aos estados fazem parte da estratégia do presidente para angariar eleitorado na região, e não só para isso, Bolsonaro tenta associar sua imagem com méritos por projetos iniciados em gestões anteriores do PT, sobretudo a do ex-presidente Lula, segundo o UOL.
Ao mesmo tempo, o chefe do Executivo tenta abrandar sua rejeição entre a população local que majoritariamente apoia o petista, e a qual possivelmente aumentou sua reprovação quando em uma live, no dia 3 de fevereiro, Bolsonaro chamou assessores nascidos em estados do Nordeste de "pau de arara".
A disputa pela "paternidade" do projeto começou a crescer no fim de 2019, com as primeiras entregas de trechos concluídos após anos em execução.
Presidente da República, Jair Bolsonaro, posa para fotografia com o ministro do Turismo Gilson Machado, 21 de outubro de 2021
Em vídeos compartilhados desde 2020, Bolsonaro já buscava se apresentar como protagonista da transposição do rio São Francisco, mas omitia ter começado a sua gestão, em janeiro de 2019, com mais de 90% das obras em fase de execução, segundo a mídia.
Além das obras do rio, outros recursos lançados recentemente pelo presidente têm bases petistas, como o Auxílio Brasil – novo nome para o Bolsa Família – e as alterações no programa do Fies para estudantes.
Ainda assim, Bolsonaro ainda obtém baixa popularidade no Nordeste. Em pesquisa de dezembro feita pelo Datafolha e relatada pela mídia, Lula tem 61% das intenções de voto na região (44 pontos percentuais a mais que o atual presidente, que registrou 17%). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Notícias do Brasil
Sergio Moro faz tour pelo Nordeste com objetivo de formar base eleitoral junto a ex-bolsonaristas
Comentar