Notícias do Brasil

'Global Entry': Brasil adere a programa para facilitar entrada de brasileiros nos EUA

O Itamaraty informou que a partir dessa segunda-feira (7) estará disponível para brasileiros o "Global Entry".
Sputnik
Em síntese, o programa permite a entrada nos Estados Unidos de maneira facilitada, sem a necessidade de passar pelas filas de imigração.
Administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos EUA, o Global Entry é um programa que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA.
Uma vez aprovados, os turistas poderão fazer o trâmite de ingresso em território norte-americano em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.
O Itamaraty ainda informou que o trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA deverá estimular o comércio entre os países e o turismo.
As negociações para o ingresso do Brasil no programa "Global Entry" se estendem há anos, e a inclusão do país na lista de beneficiados chegou a ser anunciada pelos então presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, em 2015.
Caberá à Polícia Federal e à Secretaria da Receita Federal encaminhar "manifestação conjunta, positiva ou negativa, sobre o preenchimento dos critérios para ingresso no programa".
A Autoridade de Proteção de Fronteiras e Alfândega dos EUA, por sua vez, usará essa documentação para acatar, ou não, a inscrição dos brasileiros no "Global Entry".
Notícias do Brasil
O que esperar do Brasil em seu novo mandato no Conselho de Segurança da ONU?
Comentar