Fornecimento de drones Bayraktar à Ucrânia pode prejudicar a Turquia, afirma líder de partido turco

A cooperação entre a Ucrânia e a Turquia envolvendo a entrega de drones Bayraktar às forças de Kiev é um grande erro que pode levar a consequências negativas para Ancara, disse Dogu Perincek à Sputnik, presidente do Partido Patriótico (Vatan) Turco.
Sputnik
"A entrega de drones Bayraktar da Turquia para a Ucrânia é um grande erro, nosso partido tem afirmado isso repetidamente. Este armamento acabará por ser usado não só contra a Rússia mas também contra a própria Turquia", advertiu o presidente do partido.
Perincek disse também que a expansão da OTAN para leste é uma ameaça não só para a Rússia, mas também para a Turquia, Irã e China.
"A visita do presidente russo Vladimir Putin à China, e depois a Ancara, simboliza um caminho não só para a região, mas também para o mundo, visando a paz e a cooperação mútua. A visita, de certa forma, assume uma linha contra a ameaça de guerra dos EUA no mar Negro, no Mediterrâneo, no mar Arábico, no estreito de Ormuz. Esta é uma espécie de mensagem de que a Rússia, Turquia, China e o Irã estão agindo em conjunto. Só estes quatro países são capazes de impedir a expansão da OTAN para leste. A expansão da OTAN para leste é uma ameaça para a Rússia, Turquia, Irã e China", explicou político turco.
Panorama internacional
EUA fornecerão à Ucrânia mais 'materiais defensivos' se tensão aumentar, diz Departamento de Estado
No início deste mês, Kiev e Ancara assinaram um acordo que prevê uma expansão significativa da produção de drones Bayraktar na Ucrânia. O acordo foi firmado durante uma reunião entre o presidente ucraniano Vladimir Zelensky e seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan.
A Ucrânia utiliza os drones Bayraktar de fabricação turca em suas operações militares contra as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk na região de Donbass, no sudeste do país.
Comentar