Panorama internacional

Água contaminada na base de Pearl Harbor obriga militares da Marinha dos EUA a abandonar suas casas

Mais de 50.000 litros de uma mistura de água e combustível vazaram em novembro de 2021 de uma instalação de armazenamento de combustível localizada acima de um aquífero que fornecia água potável a Oahu.
Sputnik
Vários militares da Marinha norte-americana e suas famílias estão alojados em hotéis e outras moradias temporárias de Honolulu, para poderem ter acesso à água potável.
A medida foi tomada depois da confirmação de que o combustível havia contaminado o sistema de água que serve milhares de pessoas de Pearl Harbor e regiões próximas.
Em novembro de 2021, a Marinha anunciou que mais de 50 mil litros de uma mistura de água e combustível haviam vazado para um cano de esgoto da instalação subterrânea de armazenamento de combustível de Red Hill, localizada acima de um aquífero que fornece água potável a Oahu.
Após o incidente, a empresa de água de Honolulu fechou três poços para evitar que o combustível se infiltrasse no aquífero, que fornece mais de 20% da água que é consumida na cidade.
Panorama internacional
Após resistência, Marinha dos EUA inicia conserto de instalação em Pearl Harbor que vazou petróleo
Se o maior dos três poços permanecer fechado, aproximadamente 400 mil habitantes poderiam enfrentar racionamento e cortes de água durante os próximos meses.
Apesar de a Marinha estar tentando resolver o problema e encontrar uma solução, diversos moradores do Havaí, incluindo Bob McDermott, legislador republicano da Câmara dos Representantes do estado, asseguram que os riscos que os tanques representam justificam a eliminação do complexo de armazenamento de combustível do local.

"Estou unido aos militares, porém estas coisas são demasiado velhas. É assim simples. Se eles vão considerar a infraestrutura para o próximo século, eles têm que fechar estas coisas com terra", afirmou McDermott, citado pela agência de notícias AP.

A maioria dos membros da Câmara dos Representantes do estado assinou uma carta dirigida ao secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pedindo o desmantelamento dos tanques.
Os senadores estão estudando uma lei para proibi-los. Por sua vez, a delegação havaiana no Congresso, composta por quatro representantes, conseguiu que o texto fosse incluído na legislação exigindo que a Marinha estude alternativas para o armazenamento de combustível.
Comentar